Seminário sobre técnicas e negociações salariais

CONATIG realiza seminário sobre técnicas de negociação salarial em parceria internacional

Nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), sindicalistas gráficos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participarão de um seminário sobre técnicas de negociação salarial. Dirigentes sindicais do exterior, como da Guatemala e da Argentina, também confirmaram presença. O evento, que será realizado na Federação Paulista dos Gráficos (FTIGESP), na capital do Estado, é uma realização da Confederação Nacional dos Gráficos (CONATIG), em parceria internacional com a UNI Gráficos – braço Latino Americano da UNI Global – que é uma entidade intersindical presente em todos os continentes do Planeta. O seminário será ministrado pelo professor de Economia da Universidade São Paulo (USP), Miguel Huertas. O docente também acumula vasta experiência no movimento sindical inclusive é um conhecedor do segmento gráfico.

“O tema do seminário integra uma das prioridades da UNI Global”, conta Leonardo Del Roy, presidente da Confederação e da FTIGESP. Ele explica que a CONATIG, por sua vez, também tem profunda atenção. A preocupação se justifica porque a negociação na campanha salarial é de grande relevância para consolidação de uma boa Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Portanto, o conhecimento do sindicalista é fundamental para alcançar bons resultados. Todavia, com o passar do tempo, há uma natural renovação dos quadros diretivos dos sindicatos e federações filiados à CONATIG, os quais carecem de maior formação. Neste viés, a entidade articulou a realização deste seminário no País.

A Convenção reúne o conjunto de cláusulas de direitos para os gráficos. E ela é negociada pelos sindicalistas diretamente com o setor patronal. “Assim, quanto maior o conhecimento na hora dessas negociações, melhor será o resultado a favor da categoria”, afirma Leandro Rodrigues, diretor da CONATIG. Além das técnicas específicas de negociação, o sindicalista destaca a relevância do conhecimento de estratégias prévias de negociação, bem como a postura do dirigente durante as tratativas nas mesas de negociação.

O seminário mesclará a participação de sindicalistas com pouca e muita experiência em negociações salariais. A estratégia é para que haja uma melhor socialização dos conhecimentos dentre os participantes. Alguns sindicalistas bastantes experimentados neste quesito, como Iraquitan da Silva e Jorge Caetano, presidentes dos Sindicatos de Pernambuco e de Santos/SP respectivamente, confirmaram presença no encontro e vão partilhar suas experiências com os mais novos. Del Roy e Leandro farão o mesmo. O seminário contará ainda com a participação dos dirigentes internacionais da UNI Gráficos, Marvin Largaespada (diretor regional de UNI Gráficos e Embalagens Américas Sindicato Global) e Adriana Rosenzvaig (secretária regional da UNI Américas Sindicato Global).

Confira na Íntegra (*.pdf)