Marcha das Mulheres Negras


No último dia 18 de Novembro de 2015, a companheira Elisangela de Oliveira, Secretária Geral do STIG de São Paulo, Coordenadora da Secretaria da Mulher da Federação e Confederação dos Gráficos do Estado de São Paulo e Representante da Rede de Mulheres UniBrasil, junto com a companheira trabalhadora gráfica, Tatiane Figueiredo Lopes estiveram presentes na 1ª Marcha das Mulheres Negras que aconteceu em Brasília.

O movimento contou com um pouco mais de 20 mil pessoas de todo Brasil e com uma participação Internacional. A companheira relata que a marcha foi muito produtiva onde vários representantes de centrais e sindicatos, organizações etc. fizeram uso da palavra.

Essa marcha teve como objetivo chamar a atenção de conscientização contra a Violência e Racismo contra as mulheres negras. Esta é a luta das mulheres, uma pesquisa apontou que o aumento de mortes de mulheres negras é superior a mortes de mulheres brancas.

Este foi o grito de guerra na marcha:

“Venham todos combater este crime que é o Racismo e a Violência. Seguiremos juntas, até que sejamos livre! Uma sobe e puxa a outra, contra o racismo. Pelo bem viver.”